Videos

UE revisará regras sobre retenção de dados telefônicos e e-mails

     Desde os ataques terroristas islâmicos em Madri, em 2004, e em Londres, em 2005, a UE exige que operadoras de telefonia gravem dados sobre o emissor, o receptor, a hora e o lugar de realização de qualquer chamada telefônica ou sobre o envio de e-mails em seus 27 países-membros.
      A comissária de Assuntos Domésticos da UE, Cecilia Malmstrom, afirmou nesta segunda-feira que a lei, por si só, não garante o direito à privacidade dos cidadãos e que as interpretações dos países-membros quanto a ela variam.


    “A retenção de dados se provou útil em investigações criminais, mas existe a necessidade de melhorias no que concerne à forma da diretiva, para que ela respeite tanto a segurança quanto a privacidade de nossos cidadãos”, disse Cecilia em comentários a jornalistas.
      A Comissão Europeia pretende apresentar alterações na diretiva este ano após consultar países-membros, formuladores de políticas, membros do setor no mercado e sociedade civil.
      As regras sobre retenção de dados deram às autoridades europeias amplo acesso a registros de chamadas e e-mail.
      Mas a lei da UE, que exige das companhias de telecomunicações a retenção de registros de dados por pelo menos seis meses e por um prazo de até dois anos, assim como sua entrega à polícia caso sejam requisitados, também entrou em confronto com o direito à privacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário